quarta-feira, 1 de junho de 2011

Curiosidade Etmológica

Algumas palavras são tão corriqueiras que, muitas vezes, é raro pesquisarmos de que lugar se originou. Um estrangeirismo bem marcante aqui no Brasil é a palavra “pizza”.
Muitas pessoas sabem, até mesmo pela grafia, que se trata de uma palavra de origem italiana. Mas fazer um estudo filológico, arqueológico de palavras não é tarefa muito fácil.
Conforme o dicionário Zigarelle, o termo “pizza” aparece no século x, em latim medieval, na região de Gaeta. Nos anos seguintes, é mencionada como termo napolitano para massa de pão que vai ao forno. Os condimentos típicos surgiram de outras regiões e épocas, por exemplo, o tomate (planta americana), o nome está vinculado ao asteca tomatl, internacionalizado pelo espanhol.
Concordando com Viaro, podemos tirar uma lição dessa história, pois nem sempre se deve buscar a origem da palavra na idéia atual daquilo que por ela é nomeado: as pizzas antigas não tinham tomate e, apesar das antigas vinculações à Itália meridional, de onde seriam típicas, na verdade, a palavra vem de local mais distante, nem italiana é.
Destarte, a “pizza”, ao contrário do que se pensava, é alemã. A palavra nasceu entre os povos germânicos, e não na Itália. A língua é assim: Uma dinâmica perfeita! 

Nenhum comentário: