Eventos

Escritor e dramaturgo Ariano Suassuna ministra aula-espetáculo


Na Celebração das Culturas dos Sertões, o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna ministra aula-espetáculo, neste domingo (6), às 18h, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana. Paraibano, Ariano fala sobre sua infância e juventude vividas no sertão de Cariri.

Defensor da cultura nordestina, Ariano é um dos fundadores do Movimento Armorial – iniciativa que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste. A aula-espetáculo de Ariano faz parte da Celebração das Culturas dos Sertões, em Salvador e Feira de Santana, por iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Para participar da aula, não é necessário fazer inscrição. O evento vai ser transmitido em tempo real pelo portal do Irdeb.








Casa do Sertão expõe fotografias familiares do século 19





O Museu Casa do Sertão, órgão vinculado a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), expõe até o final do mês de maio a mostra fotográfica “Como prova de estima e consideração: retratos de mulheres de Tanquinho – Bahia”. As imagens são da coleção particular de Cleber Freire, servidor da Uefs, e datam dos fins do século 19 até meados do século passado.

As fotografias foram colecionadas a partir do hábito de presentear familiares e amigos com a própria imagem e/ou da família “como prova de estima e admiração”. Conforme explica a diretora do Museu Casa do Sertão, Cristina Barbosa, esse ato revelava, entre outros aspectos, relações de solidariedade e compadrio dos extensos grupos familiares. “Sobretudo representava o status em ofertar o seu original imortalizado no instantâneo fotográfico”.

Preservadas através de décadas, as fotos transmitem parte da história de vida dos parentes ali retratados, além de descrever recortes da realidade, como usos e costumes comuns à época, a moda, hierarquia familiar, relações de gênero, classe e raça, sendo possíveis novas perspectivas e possibilidades de interpretações a partir dessa fonte imagética de pesquisa.

Na mostra em exposição no Museu Casa do Sertão estão expostas a reprodução de 39 fotografias, nas quais é possível recortar historicamente essa zona sertaneja, destacando o papel social da mulher e as memórias construídas e/ou esquecidas em torno delas, conforme Cristiana Barbosa.

O expositor

Luiz Cleber Moraes Freire é funcionário da Uefs, lotado no Centro de Documentação (Cedoc) Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). É mestre em História Social pela Uefs e desenvolve pesquisas sobre riqueza e escravidão no sertão baiano e de genealogia com enfoque sobre a família Carneiro.

O Museu Casa do Sertão, localizado no campus da Uefs, está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30. Visitas em grupo podem ser agendadas através do telefone (75) 3161-8099 ou do e-mail museucasadosertao@gmail.com.


FONTE: Ascom/Uefs









4ª Feira do Livro – lançamento nesta segunda-feira



         A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e entidades parceiras lançam, nesta segunda-feira (6), às 18h, a 4ª Feira do Livro: Festival Literário e Cultural de Feira de Santana. A solenidade será realizada no Casarão Fróes da Motta, localizado no centro da cidade.
   A 4ª Feira do Livro será realizada de 16 a 21 de agosto. A expectativa é de que seja superado o público de cerca de 20 mil pessoas registrado no ano passado. Naquela edição as atividades foram desenvolvidas nos estandes armados na praça Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum).
   A Feira é organizada pela Uefs em parceria com a Arquidiocese de Feira de Santana, Prefeitura Municipal, Direc, Sesc, Sesi e Sest/Senat, dentre outras entidades. O evento tem o objetivo de promover e incentivar a leitura, em especial junto aos estudantes. Além disso, pretende-se divulgar e dar espaço para autores de Feira de Santana e de outros municípios.
Fonte:  Ascom/Uefs