terça-feira, 11 de novembro de 2008

Preâmbulo

Fácil é escrever dificil, poucas pessoas entendem ou quase nenhuma. Difícil é escrever fácil, para que todos entendam, cada qual com o seu nível de interpretação, assim, teremos uma redação clara para o vestibular.

Fazemos uma redação rápida e despreocupada, cometemos, às vezes, alguns erros graves. O meu blog tem a pretenção de formar condições: teóricas e práticas, para disputar a tão sonhada vaga na universidade, e iremos eliminar as dificuldades, mostrando os erros, com regras básicas, analisando e discutindo criticamente os diversos assuntos da gramática até uma produção de textooriginal, claro, coerente e competente.

A elaboração mental de quem escreve é lenta. É porque se faz com o tempo, a escrita pode revelar um exato senso de medida, de propriedade, de precisão, de ordem e unidade. Por isso, dar à sua expressão um contorno quase geométrico.
Para quem fala, já não é assim, dado que, entre a fase subjetiva da elaboração do pensamento e a sua expressão objetivada, não medeia tempo.

A voz é, por assim dizer, o ruído das engrenagens cerebrais em funcionamento. Em razão disto, a angústia do orador, ao sentir que o que diz não corresponde exatamente ao que pensa, ou sente, ou quer dizer, leva-lo ao excesso, ao desconexo, aos valores da redundância.

Quem escreve no entanto, não sente as dificuldades da manifestação direta e pessoal de sua linguagem. Por essa razão, além da perfeição da linguagem, igualmente exigida ao que escreve, é-lhe necessário todo um cabedal de aptidões, como a boa memória, o autodomínio, o controle das idéias e da emoção. O ideal é que pudesse falar bem e escrever bem. Uma dupla feição de quem pode ser um dia um bom orador e um bom escritor. No entanto, existe a prevalência do elemento escrito.

Faz-se necessário: dedicação, compromisso e responsabilidade, assiduidade, praticar o que se pede, auto-estima, assim sendo, buscando a máxima de quem pretende aperfeiçoar nos acertos, esquecendo os erros, na certeza de que todos nascem nus, mas nos vestiremos na capacidade da escrita que é imortal.

Dilma Melo

2 comentários:

Cláudia Melo disse...

Parabéns,adorei seu blog...e não podia faltar um comentário meu.
Suas dicas vão ser sempre bem vindas,pois sempre terei de fazer alguma redação.
Beijos

Revista Destak disse...

Uma boa idéia! Os alunos precisam mesmo dessas dicas! Parabéns!